Dicas que Ninguém Conta sobre Natal!

Barra do Rio

Distante 35 Km de Natal RN, a praia de Barra do Rio está localizada no litoral  norte, logo após a praia de Jenipabu.O que mais atrai turistas para o litoral norte são as famosas dunas móveis brancas – próprias para o passeio de buggy, e também para passeios em dromedários. É possível vestir trajes árabes para criar o cenário do deserto e levar uma fotografia como lembrança para casa. Diferente de outras praias desse litoral, para chegar a Barra do Rio é necessário atravessar o Rio Ceará-Mirim de balsa para continuar o passeio sob as dunas – homens com remos fazem a travessia dos visitantes.

Barra de Maxaranguape

 Distante 35 Km de Natal RN, a praia de Barra do Rio está localizada no litoral  norte, logo após a praia de Genipabu.O que mais atrai turistas para o litoral norte são as famosas dunas móveis brancas – próprias para o passeio de buggy, e também para passeios em dromedários. É possível vestir trajes árabes para criar o cenário do deserto e levar uma fotografia como lembrança para casa. Diferente de outras praias desse litoral, para chegar a Barra do Rio é necessário atravessar o Rio Ceará-Mirim de balsa para continuar o passeio sob as dunas – homens com remos fazem a travessia dos visitantes.

Cabo de São Roque

Localizado no litoral norte de Natal RN, ficando 47 km, o Cabo de São Roque é o local da costa brasileira mais próximo a costa do continente africano.  Além da beleza comum as outras praias como as dunas, essa praia tem falésias enormes com coqueiros e palmeiras, a famosa Árvore do Amor e o Farol de São Roque.  A Árvore do Amor é formada por uma união, resultado da força dos ventos, de duas árvores do tipo Gameleira. Os nativos dizem que o casal que se beijar embaixo do arco formado pelos troncos das árvores nunca irá se separar. Já o Farol do Cabo de São Roque, foi construído em 1898 e tem 32 metros de altura.

Cajueiro

A praia do Cajueiro pertence ao município de Touros, no litoral norte do RN. Possui ainda uma paisagem bucólica por ser pouco visitada por turistas. Você não vai encontrar vendedores, nem barracas à beira-mar. Vai se deparar apenas com os pescadores da região com suas jangadas indo ou voltando da pescaria. As brancas dunas também podem ser vistas nessa região.
Ao sul da praia do Cajueiro você verá o Farol do Calcanhar. O maior farol da América Latina, e segundo maior do mundo. Tem 68 metros de altura e 298 degraus para chegar até o topo.
A praia do Cajueiro tem esse nome porque antigamente, um cajueiro tornou a região – que antes era deserta – conhecida. À época a praia era chamada “São Francisco de Touros”, e depois passou a se chamar Praia do Cajueiro. A velha árvore que deu nome à praia já não existe mais.

Caraúbas

Localizada a 49 km de Natal RN, logo após o município de Maxaranguape a praia de Caraúbas ainda conserva ares de vila de pescadores. O que transformará sua estadia em ótimos dias de repouso. O mar também é calmo e de águas claras o que tornará seu banho muito mais agradável. Além dos corais que formam piscinas naturais, a região possui uma grande variedade de lagoas. Há também coqueirais e falésias que compõem o cenário.

Galinhos

Graçandú

Localizada no litoral norte do RN, a praia de Graçandú é pouco visitada pelos turistas devido sua confusa localização entre Barra do Rio e a praia de Pitangui. Pouco explorada pelo comércio turístico esse é um local que conserva ares de tranquilidade ímpar e se você quiser visitá-lo é aconselhável que leve o que for precisar consumir porque não há barracas à beira-mar.
Suas águas são próprias para banho e você também não pode deixar de fazer uma caminhada em suas areias. A grande novidade são os passeios de jet-ski e ultraleve. As dunas de Graçandú também irão lhe encantar e trazê-los de volta aquele lugar em suas próximas férias.

Jacumã


Localizada logo após a praia de Pitangui, a 33 km de Natal RN, a praia de Jacumã é uma das principais escolhas para se aproveitar o veraneio na zona norte do Estado. Seus arrecifes deixam o mar calmo e próprio para banho. Mas se você quer um banho de água doce pode ir até a Lagoa de Jacumã – que fica entre dunas – e ter um pouco mais de adrenalina curtindo o aerobunda ou skibunda. No aerobunda por meio de um enorme cabo de aço a pessoa desce da duna e cai dentro da água da lagoa; já no skibunda, você escorrega na duna em cima de uma tábua até chegar à lagoa.     Prepare-se para a diversão.

Maracajaú

Se você nunca nadou com peixes, nem como peixe, aqui você terá a sua oportunidade. A praia de Maracajaú é considerada o Caribe do RN, o paraíso do mergulho. São treze quilômetros de águas claras, parrachos – piscinas naturais em meio ao oceano formadas pelos arrecifes – e corais para serem explorados e que abrigam várias espécies da fauna e flora.
Se você ainda não teve aulas de mergulho, não se preocupe, aqui são oferecidas aulas para principiantes, serviço de mergulho com ou sem cilindros, além de claro, o passeio de barco com vista única e incomparável.
Maracajaú é dos cinco destinos mais visitados no Rio Grande do Norte. Tem uma ótima estrutura turística que conta com pousadas, pequenos hotéis, restaurantes, lojas de artesanato e o Ma-Noa Park: parque aquático com estrutura de piscinas, tobogãs, bares e restaurantes. Maracajaú é uma vila de pescadores com cerca de dois mil habitantes. Está localizada a 54 km de Natal RN no litoral norte, e pertence ao município de Maxaranguape. Com certeza em seu turismo em Natal RN você vai querer passar por aqui. Quer desvendar este lindo passeio ? Maracajau 

Muriú

Localizada logo após a praia de Jacumã, Muriú está distante 36 km de Natal RN. Com suas dunas, coqueirais, mar tranquilo e excelente para banho, Muriú não fica atrás de nenhuma praia do litoral norte. Na maré baixa se formam várias piscinas naturais, sendo a mais famosa e de nome engaçado: “buraco da velha” muito visitada para prática do mergulho. A praia de Muriú é famosa ainda pela pesca de lagostas. Na alta estação oferece passeios de banana boat e jet-ski

Pitangui

Localizada no litoral norte após a praia de Graçandú, Pitangui está a 25 km de distância de Natal RN e é lá onde você vai ver uma das mais belas lagoas da região: a lagoa de Pitangui. Com águas claras e calmas é possível fazer um passeio de pedalinho ou caiaque, aproveitar os restaurantes com pratos típicos e acreditar que se está num oásis.
A paisagem dessa praia é composta ainda por coqueiros e palmeiras, e conserva a simplicidade rústica de um lugar que não foi totalmente tomado pelo turismo. É uma das praias preferidas para curtir o veraneio. Suas dunas são uma atração à parte: não deixe seu turismo em Natal acabarem sem antes fazer um passeio de buggy.

Pititinga


Pititinga está localizada no litoral norte de Natal, ficando a 59 km, antes da praia de Punaú. É marcada por uma tranquilidade típica das praias daquela região. A paisagem é composta por baixas dunas e muitos coqueirais. Ao sul da praia, próximo a “Ponta do Coconho”, o mar é atraente, porém revolto.  Desse trecho, na maré baixa, é possível ver o casco de um navio afundado em 1805.

Ponta Gorda

A praia de Ponta Gorda, também conhecida como Praia das Gameleiras, é uma praia quase deserta. Localizada no litoral norte do RN, é repleta de falésias e coqueirais. É considerada uma continuação da praia do Cabo de São Roque.

Punaú


Está localizada a 65 km de Natal RN, no litoral norte. Punaú pertence ao município de Rio do Fogo. A paisagem do lugar é única revelando o encontro do Rio Punaú – que tem águas escuras – com o mar – de águas claras. Na maré alta o mar entra no Rio e forma uma lagoa. Lá também você encontra a paisagem já comum ao litoral norte: coqueirais com extensas faixas de dunas. No Rio Punaú uma opção de lazer é fazer o passeio de caiaque. Você também pode praticar o skibunda – descida em cima de uma tábua de madeira, sob as dunas, que te leva direto ao rio.

Rio do Fogo

Localizado no litoral norte de Natal RN, ficando a 75 km, o município de Rio do Fogo abriga uma praia de mesmo nome. Segundo uma lenda, os pescadores afirmavam ver na lagoa um grande círculo de fogo. A lagoa então passou a ser chamada de “lagoa do fogo”. Uma característica marcante desse lugar é o encontro da lagoa com o mar, formando uma espécie de rio, dai o nome “Rio do Fogo”.
O município possui cerca de dez mil habitantes, e tem uma paisagem composta pelas dunas de areias brancas, coqueirais e lagoas. Esse destino é tranquilo, ideal para quem quer praticar mergulho, vela e canoagem, além de o mar ser propício para banho.
Rio do Fogo tem também o terceiro maior parque eólico do Brasil, com 62 aerogeradores distribuídos em uma enorme área de dunas – não muito distante da praia. O parque eólico foi inaugurado em 2006 e à época era o maior da América Latina.

Santa Rita

Localiza no litoral norte de Natal RN, logo após a praia da Redinha e antes da praia de Jenipabu, a praia de Santa Rita é pouco movimentada, tem poucos bares e barracas à beira-mar, sendo assim convidativa para quem está à procura de descanso. O mar é calmo e propício para banho, portanto, em seu turismo em Natal é preciso conhecê-la.
Mas se você acha que por ela ser pouco visitada é uma praia menos interessante, está enganado. Vez ou outra as dunas de Santa Rita – devido a todo o esplendor das dunas do litoral norte – aparecem na televisão recriando o cenário perfeito para um deserto, como foi o caso da minissérie Sansão e Dalila gravada em 2010.

São Miguel do Gostoso


Localizada a 112 km de Natal RN, no município de mesmo nome a praia de São Miguel do Gostoso é um dos principais pontos turísticos do litoral norte do estado, e podemos ainda ousar dizendo que também do Nordeste. Ideal para se praticar esportes radicais como kitesurf e windsurf devido aos fortes ventos. Você encontrará na entrada uma placa com os dizeres: “aqui se faz gostoso”. E deve levar isso a sério e aproveitar a beleza e elegância única do lugar.
A vila é um importante centro turístico que vem ganhando investimentos, mas sem perder a graça das praias selvagens. O município de São Miguel do Gostoso é composto pelas praias: Ponta do Santo Cristo, Praia do Cardeiro, Praia da Xêpa, Praia do Maceió, Praia de Tourinhos e a Praia do Marco.
Além da beleza local, outro destaque é a gastronomia do lugar, que se baseia em pratos típicos nordestinos e nos pratos de frutos do mar com lagostas e camarões. Há ainda um ótimo aparato de pousadas que lhe proporcionará momentos aconchegantes, e lojinhas que exibem a qualidade do artesanato local. SAIBA MAIS : São Miguel do Gostoso

Touros

Localizada no litoral norte de Natal RN, a praia de Touros fica a 96 km, carrega o mesmo nome do município ao qual pertence. Lá você encontra ainda as belíssimas praias de Carnaubinha, Garças, Perobas e Cajueiro. O maior farol da América Latina, e segundo maior do mundo, o Farol de Touros, ou Farol do Calcanhar, está localizado na Ponta do Calcanhar – praia vizinha. Tem 68 metros de altura e você precisará subir 298 degraus para chegar até o topo.
Próximo a Touros, você conhecerá o Marco Zero – monumento desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para demarcar o início da BR-101. Outra obra importante para a história de Touros e do RN é o Marco de Touros – um dos primeiros registros dos portugueses no Brasil, datado de 1501.
Mas toda essa importância histórica não rouba de Touros os ares de lugar pacato. Quem procura tranquilidade deve conhecer suas praias, exceto no período carnavalesco – onde veranistas principalmente oriundos de Natal RN e redondezas roubam a serenidade do local para fazer a festa.

Zumbi

Pertencente ao município de Rio do Fogo, no litoral norte do RN, a praia de Zumbi tem uma beleza ainda selvagem resultado de ser uma praia quase desconhecida. É uma típica vila de pescadores, mas também serve de recanto para alguns veranistas. Sua paisagem é composta por coqueirais, dunas baixas e o mar é calmo. Se deseja conhecer esta praia fica apenas 70km de Natal RN.

Dicas que Ninguém Conta sobre Natal!

Comentarios


 
  • Hotéis com Desconto? Ache na Booking.com

  • Apaixone-se por Natal Diversão de Natal Diversão e Cultura Transfer e Locação Membro Exclusivo