O nome surgiu após a construção da primeira casa da Avenida Presidente Café Filho. A residência chamava atenção pela sua localização, entre a Ponta do Morcego e a Praia do Forte, o que fez com que sugerissem o nome do bairro.
A partir de então, a praia tornou-se referência para a vida boêmia da cidade, com seus bares, clubes e suntuosos hotéis, entre os quais destacou-se o Reis Magos, o primeiro empreendimento turístico de alto padrão da cidade e que conheceu seu apogeu entre as décadas de 60 e 80, até entrar em falência nos anos 90.
Este acontecimento deveu-se à valorização de outra região da cidade: a Praia de Ponta Negra, valorizada após sua reurbanização e a construção da Via Costeira Natal, via expressa litorânea conhecida pelos seus empreendimentos de luxo.
Se a Praia do Meio não está entre as preferidas dos turistas, ela se destaca pela beleza de sua orla e a diversidade de pratos regionais que são oferecidos nos bares e restaurantes da região, a preços mais baratos se comparados às praias mais procuradas, o que a torna, inclusive, em um dos lugares mais frequentados pela população local.
Mergulhe com os corais
O banho no mar da Praia do Meio é muito tranquilo. O ambiente proporciona uma sensação de calmaria, uma pausa das famosas ventanias e da intensidade das ondas pelas quais são conhecidas boa parte das praias de Natal. Mas é necessário ter cuidado com a presença maciça tanto na areia como do mar.
O lado bom é que há a possibilidade de mergulhar abaixo de muitas dessas rochas, que na região submersa causam a impressão de serem verdadeiras cavernas marítimas, com corais de diversas cores e uma biodiversidade rica em peixes coloridos e de várias espécies.
E assim como boa parte das praias do litoral da cidade, é possível fazer aquele passeio inesquecível de buggy na costa, sempre uma boa pedida.