Morro do Careca
Morro do Careca: Cartão postal de Natal na Praia de Ponta Negra
Morro do Careca: Cartão postal de Natal na Praia de Ponta Negra
Foto Autorizada pelo Top5Tour
Você deve estar se perguntando por que Morro do Careca?
Esse nome foi dado a um dos principais cartões postais de Natal pela larga faixa de areia entre dois espaços de visitação densa, que ao longe é parecida com uma pessoa careca.
Localizado ao sul da praia de Ponta Negra, o Morro do Careca encanta os turistas que visitam Natal pelo seu tamanho, aproximadamente 107 metros, o que equivale a um prédio de cerca de 32 andares.
O morro é parada obrigatória para aqueles que visitam a capital do Rio Grande do Norte.
Antigamente, o morro era muito visitado para a prática de esquibunda, modalidade em que a pessoa desce com grande velocidade a duna em uma prancha ou para ver o pôr-do-sol e uma vista panorâmica de Natal.
Mas, desde a década 1990, o Morro do Careca está desativado e com uma cerca de proteção que impede a visitação e pratica de atividades. Isso porque é preciso que se preserve a mata de restinga que está ao redor do morro que estava sendo devastada.
E também a movimentação de pessoas, em especial as descidas de esquibunda, fazia com que a areia descesse, o que contribuía para que a altura do morro diminuísse.
Caso continuasse aberto à população, talvez o morro fosse hoje apenas uma pequena duna, o que seria um dano ambiental irreparável.
Morro do careca: Monumento ambiental no centro de Natal
Ao ser proibida a entrada de pessoas, o Morro do Careca era considerado uma Zona de Proteção Ambiental, que é uma área que tem a finalidade de proteger o meio ambiente em áreas urbanas.
Mas, em 2011, o Morro recebeu o título do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (CONEMA) de Monumento Natural, que se constitui em uma categoria de unidade de conservação que visa preservar a integridade de um elemento natural que é único, raro ou de extrema beleza. Este título é conferido após estudos ambientais e consultas públicas.
Essa iniciativa teve por objetivo atrair a atenção ao morro de turistas e da população. Com isso, as localidades próximas do Morro voltaram a ser um ponto de visitação para turistas e moradores de Natal.
Essa ação também possibilitou que houvesse mais ações de preservação para as dunas e para a vegetação do local.
Há um projeto para construir um bondinho que faria o trajeto até o topo do Morro e daria aos turistas uma visão panorâmica da Praia de Ponta Negra e centro de Natal, mas ainda não saiu do papel.
Atualmente, a parte da Praia de Ponta Negra, que fica aos pés do Morro do Careca, é uma ótima opção para desfrutar do clima agradável e da paisagem inigualável em uma das mesinhas disponibilizadas pelos estabelecimentos do local.
Esta parte da Praia de Ponta Negra que possui estrutura desenvolvida de restaurantes e quiosques para o oferecimento de pratos e petiscos de iguarias da região e também setor hoteleiro.
Áreas Desertas e Natureza conservada na Costa do Morro
Por ser uma área de preservação ambiental, o acesso terrestre às áreas que rodeiam o morro por trás é quase impossível. Esta áreas estão sob posse da Aeronáutica.
Alugando uma lancha ou fazendo um passeio de jangada da Praia de Pirangi a Ponta Negra, é possível visualizar a Praia da Tartaruga. No entorno ao Morro do Careca também são oferecidos passeios de jangalancha para conhecer ao local.
O passeio de jangalancha contorna o Morro do Careca e a base Barreira do Inferno, que é uma Base da Força Aérea para lançamento de foguetes e pesquisas aeroespaciais. Esta base foi fundada em 1965, sendo a primeira da América do Sul.
Qualquer pessoa que for pega andando no local pode ser detida por invasão indevida em área militar.
O passeio leva os turistas para banhos e mergulhos em águas rasas, mas não ultrapassa a área ambiental e chega até as areias da Praia de Tartaruga.
Se isso ocorrer, os visitantes podem ser detidos também por crime ambiental, já que o local é uma área de atuação do projeto Tamar.
As tartarugas marinhas desovam na praia em épocas do ano. Por isso, a descida em terra é proibida, pois pode prejudicar o desenvolvimento dos ovos e da conservação da espécie.
A Praia da Tartaruga também recebe a visitação de golfinhos, que podem ser visualizados durante o passeio. O relevo e a vegetação de mata atlântica do local são muito conservados.
Certamente, este é um passeio inesquecível para quem visita nossa linda Natal ????
Uma Pergunta para Você
Você já teve a oportunidade de Subir no Morro do Careca? Quando era possível, nos conte
sua Experiência? Escreva abaixo e compartilhe com nossos visitantes, vamos adorar saber !
Postado Originalmente em: novembro 5, 2017 @ 12:37 am